quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Arroz de pato

 
Olá pessoal! Hoje vou sair um pouco da churrasqueira e ensinar uma das delícias que faço no fogão. Trata-se do arroz de pato. É uma receita mais elaborada, mas nem por isso tão difícil de ser executada. Seguindo as orientações, não haverá erro e com toda certeza você impressionará seus convidados. Bem, vamos ao que interessa.
 
Ingredientes para o pato:
- Um pato inteiro descongelado;
- Um copo de vinho branco seco;
- Sal fino a gosto;
- Dois dentes de alho picados em cubos;
- Meia cebola picada em cubos;
- Pimenta do reino branca a gosto;
- Três folhas de louro;
- Meia xícara de azeite de oliva;
- Dois litros de água quente.
 
Ingredientes para o arroz:
- Três xícaras de arroz parboilizado;
- Azeite de oliva para refogar;
- Meia cebola picada em cubos;
- Dois dentes de alho picados em cubos;
- Sal fino a gosto;
- Coentro e cebolinho cortadinhos;
- Água do cozimento do pato;
- Um litro de água quente.
 
Modo de preparo do pato:
Retire toda a pele e excesso de gordura da ave. Após isso, separe o peito e as coxas e sobrecoxas, descartando o resto. Tempere o peito e as coxas e sobrecoxas com vinho branco seco, sal, pimenta do reino branca, alho picado e folhas de louro. Deixe marinar por pelo menos duas horas para incorporar os temperos na carne. Na panela de pressão, coloque meia xícara de azeite de oliva, cebola picada e deixe aquecer até dourar a cebola. Coloque as partes do pato com os temperos e mexa na panela até a carne dourar. Após isso, coloque dois litros de água bem quente (fervendo), acerte o sal e deixe cozinhar na pressão por quarenta minutos. Retire a carne apenas quando estiver bem cozida (soltando dos ossos) e desfie. Reserve a água que sobrou do cozimento para cozinhar o arroz e o pato já desfiado.
 
Modo de preparo do arroz:
Refogue a cebola e o alho picados no azeite. Após dourados, acrescente as três xicaras de arroz. Mexa para incorporar os temperos e use gradativamente a água que sobrou do cozimento do pato para cozinhar o arroz (use uma concha para ir colocando a água aos poucos). Se necessário, complemente com água quente. Acerte o sal e desligue o fogo quando o arroz estiver bem cozido e ainda molhadinho.
 
Finalmente, numa travessa grande, faça camadas sucessivas do arroz e do pato desfiado. Por cima, espalhe coentro e cebolinho cortadinhos. Coloque no forno para dourar e o prato está pronto para servir.
 
Bom apetite.
 
 
 

 Com um grande abraço,

Seu Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário