sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Risoto de camarão


Bem pessoal, hoje vou postar para vocês um dos risotos que preparo. Trata-se de uma receita que já sofreu algumas alterações durante as vezes que preparei. Não vou dizer que seja uma receita pronta e acabada, mas é a versão mais atualizada da mesma. Ficou muito saborosa.

Ingredientes:
- Dois saquinhos de arroz parboilizado ou duas xícaras de arroz arbóreo;
- Um quilo de camarão médio limpo;
- Azeite de oliva a gosto;
- Um copo, tipo americano, de vinho branco seco;
- Uma cebola picada em cubos pequenos;
- Três dentes de alho bem picadinhos;
- Meio copo de molho de tomate (100 ml);
- Meio copo de leite de coco (100 ml);
- Dois pacotes de queijo parmesão ralado;
- Uma lata ou pacote de creme de leite;
- Sal fino a gosto;
- Açafrão a gosto;
- Uma colher de sopa de manteiga;
- Meia xícara de champignon fatiado;
- Um litro de água quente.

Modo de Preparo:
- Cozinhe antes os saquinhos de arroz. (Coloque meio litro de água para ferver, coloque uma medida de sal, uma colher de chá de açafrão, uns filetes de azeite de oliva e acrescente os saquinhos de arroz. Quando o arroz estiver crescido e cozido, faça um corte na parte superior do saco para provar o cozimento e acertar o sal. Reserve o arroz cozido.).
- Lave os camarões já descongelados com o copo de vinho branco seco e deixe de molho por uma meia hora.
- Após isso, descarte o excesso do vinho e tempere os camarões com sal fino, alho picado e azeite de oliva e deixe um tempo para incorporar os temperos.
- Feito isso, numa panela, frite cebola e alho picados na colher de manteiga, até dourar.
- Acrescente os camarões e deixe cozinhar
- Após o cozimento dos camarões, acrescente o meio copo de molho de tomate, o meio copo de leite de coco, a meia xícara de champignon fatiado e sal a gosto, deixando a mistura apurar em fogo baixo para incorporar os sabores.
-Feito isso, acrescente o arroz ao molho dos camarões e misture bem.
- Coloque agora os dois pacotes de queijo ralado e mexa bem.
- Coloque agora o creme de leite e acerte o sal.
- Deixe cozinhando em fogo baixo até atingir a consistência adequada.
- Salpique coentro ou salsinha e sirva.



Bom apetite.

Com um grande abraço,

Seu Assis

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Bisteca de porco


 
Olá Pessoal! Hoje irei postar uma das delícias que preparo em minha churrasqueira. Trata-se de uma receita simples, saborosa e de baixo custo. É a bisteca de porco. Espero que provem e aprovem.

Ingredientes:
- Um quilo de bistecas congeladas;
- Um copo de 200 ml de vinho branco seco;
- Sal fino;
- Pimenta do reino branca;
- Azeite de oliva.
 
DICA: Sempre que for preparar uma carne de frango, de porco, peixe ou cordeiro, utilize vinho branco seco para marinar. O vinho branco tira qualquer odor da carne e dá um sabor especial ao assado.

Modo de preparo:
Descongele as bistecas com antecedência. Lave as bistecas com vinho branco. Se não tiver vinho branco, use suco de limão. Descarte o excesso. Polvilhe sal fino nos dois lados das bistecas. Coloque alho picado em um lado da bisteca (uma colher de café para cada pedaço). Coloque pimenta do reino branca. Coloque uns filetes de azeite de oliva. Misture para uniformizar os temperos e deixe marinar por no mínimo uma hora. Asse na grelha ou em frigideira no fogão.
 
(Bisteca temperada)

(Selando a carne)


DICA: Selar a carne significa dar um assamento prévio para que os poros da carne sejam fechados, mantendo, por consequência, o seu sumo.


(Bisteca em assamento)
 
 
Bom churrasco!

Com um grande abraço,

Seu Assis.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Arroz de pato

 
Olá pessoal! Hoje vou sair um pouco da churrasqueira e ensinar uma das delícias que faço no fogão. Trata-se do arroz de pato. É uma receita mais elaborada, mas nem por isso tão difícil de ser executada. Seguindo as orientações, não haverá erro e com toda certeza você impressionará seus convidados. Bem, vamos ao que interessa.
 
Ingredientes para o pato:
- Um pato inteiro descongelado;
- Um copo de vinho branco seco;
- Sal fino a gosto;
- Dois dentes de alho picados em cubos;
- Meia cebola picada em cubos;
- Pimenta do reino branca a gosto;
- Três folhas de louro;
- Meia xícara de azeite de oliva;
- Dois litros de água quente.
 
Ingredientes para o arroz:
- Três xícaras de arroz parboilizado;
- Azeite de oliva para refogar;
- Meia cebola picada em cubos;
- Dois dentes de alho picados em cubos;
- Sal fino a gosto;
- Coentro e cebolinho cortadinhos;
- Água do cozimento do pato;
- Um litro de água quente.
 
Modo de preparo do pato:
Retire toda a pele e excesso de gordura da ave. Após isso, separe o peito e as coxas e sobrecoxas, descartando o resto. Tempere o peito e as coxas e sobrecoxas com vinho branco seco, sal, pimenta do reino branca, alho picado e folhas de louro. Deixe marinar por pelo menos duas horas para incorporar os temperos na carne. Na panela de pressão, coloque meia xícara de azeite de oliva, cebola picada e deixe aquecer até dourar a cebola. Coloque as partes do pato com os temperos e mexa na panela até a carne dourar. Após isso, coloque dois litros de água bem quente (fervendo), acerte o sal e deixe cozinhar na pressão por quarenta minutos. Retire a carne apenas quando estiver bem cozida (soltando dos ossos) e desfie. Reserve a água que sobrou do cozimento para cozinhar o arroz e o pato já desfiado.
 
Modo de preparo do arroz:
Refogue a cebola e o alho picados no azeite. Após dourados, acrescente as três xicaras de arroz. Mexa para incorporar os temperos e use gradativamente a água que sobrou do cozimento do pato para cozinhar o arroz (use uma concha para ir colocando a água aos poucos). Se necessário, complemente com água quente. Acerte o sal e desligue o fogo quando o arroz estiver bem cozido e ainda molhadinho.
 
Finalmente, numa travessa grande, faça camadas sucessivas do arroz e do pato desfiado. Por cima, espalhe coentro e cebolinho cortadinhos. Coloque no forno para dourar e o prato está pronto para servir.
 
Bom apetite.
 
 
 

 Com um grande abraço,

Seu Assis.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Picanha temperada com alho e sal




Bem pessoal, hoje irei ensinar como preparar uma boa picanha. Antes de mais nada, é bom dizer que não há bom churrasqueiro que consiga fazer um bom churrasco com carne de má qualidade. As carnes de boa qualidade, sejam importadas ou nacionais, são bastante caras, mas o resultado vale à pena. Não estrague o seu trabalho com produtos de má qualidade.

Compre picanhas pequenas e congeladas. As importadas são as melhores. Normalmente, são boas as argentinas e as uruguaias. Observe a carne na embalagem. Se houver um líquido escuro congelado, evite. Isso significa que a carne foi descongelada e congelada novamente, perdendo, assim, o sumo e, por conseguinte, não mais tendo boa qualidade e sabor. Outra coisa a se observar é se ela possui uma boa capa de gordura (sem buracos).

Observados esses detalhes, vamos ao modo de preparo.

Descongele a carne com antecedência. Caso tenha esquecido, corte a carne congelada na espessura desejada, pois desse modo ela descongelará rapidamente. Nunca leve carne congelada ao fogo.

Eu sugiro que corte fatias transversais de dois dedos de espessura. Mas bem, isso é só uma sugestão! Quanto mais larga for a fatia, mais mal passada ficará a carne. Por outro lado, quanto mais fino o corte, mais bem passada ficará a carne. De modo geral, as mulheres só gostam de carne bem passada.

Polvilhe os dois lados da carne com sal fino e apenas um dos lados com alho picado. Após isso, misture os pedaços para uniformizar os temperos e deixe marinar por uma hora para absorver os temperos.

As fatias podem ser espetadas ou assadas na grelha.

A picanha pode ser assada também somente com sal grosso ou sal grosso com ervas. Nesse caso, corte a picanha em três pedaços transversais, forme uma meia lua com cada pedaço e espete. Faça um espeto com os três pedaços. Espalhe sal grosso em todos os lados da carne e reponha sal à medida que for retirando as fatias assadas.
  
(Picanha fatiada e espetada)
 
(Picanha temperada com sal grosso e ervas finas)
   
(Picanha sendo assada)
 
 
 
Com um grande abraço,

Seu Assis.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Coxinhas de asas de frango com queijo parmesão


Quando se fala em churrasco, a primeira impressão que nos vem à cabeça é um corte de picanha. Mas existem muitas outras carnes que podem ser utilizadas, que ficam muito saborosas e dão um toque especial ao seu churrasco.

Vamos começar com uma receita ótima e de baixo custo. Coxinhas de asas de frango com queijo parmesão. São ótimas para petiscar e pedem um vinho branco ou uma cerveja bem gelada.
 
Ingredientes:

1 pacote de coxinhas das asas de frango
1 pacote de queijo parmesão ralado
1 copo de 200 ml de vinho branco seco
A gosto: sal, alho, molho inglês, pimenta do reino branca, azeite de oliva

Modo de preparo:

Descongele as coxinhas com antecedência. Lave as coxinhas com vinho branco seco e jogue fora o excesso. Tempere com sal fino (pouco), alho picado, pimenta do reino branca, azeite de oliva, molho inglês (já vem com sal) e um saquinho de queijo parmesão ralado. Misture bem e  deixe marinar por uma hora.
 
(Coxinhas de asas marinando)
 
Após isso, espete as coxinhas e passe nelas a pasta que se formou dos temperos com o queijo ralado. Leve ao fogo e deixe assar bem, sempre virando o espeto, até ficarem douradas.
 
 
 

 
DICA sobre o alho: esse tempero tem um sabor forte e é necessário ter cuidado com a quantidade. Normalmente, uso o alho picado, que encontramos pronto nos supermercados. No entanto, se você tiver tempo, pique duas cabeças em cubos bem pequenos. O alho fresco dá um sabor bem melhor aos alimentos.
 
Com um grande abraço,

Seu Assis

 

 

 

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Como fazer e manter fogo para churrasco.


Lá em casa sempre ouvi perguntas do tipo: “Seu Assis, como faço para acender o fogo da churrasqueira?”, “Quantos quilos de carvão são necessários?”, “É melhor usar álcool ou óleo de cozinha?”. Pensando nessas perguntas, resolvi fazer este post tratando do assunto.

Vamos lá!

Numa churrasqueira tamanho padrão, serão necessários quatro sacos ou dezesseis quilos de carvão, caso você deseje utilizar a churrasqueira toda. Caso contrário, você divide a churrasqueira ao meio, utilizando tijolos, e reduz pela metade a quantidade de carvão.

Primeiro, coloque carvão de modo que fique com mais ou menos vinte e cinco centímetros de altura do piso da churrasqueira. Selecione e reserve os pedaços maiores para usar depois na manutenção do braseiro.

Para acender o fogo, o melhor produto é álcool sólido. Não deixa cheiro, não produz fumaça, é seguro e muito eficiente. Duas pastilhas são suficientes. Coloque-as no carvão em pontos diferentes, acenda e coloque algumas pedras em cima. Não tem erro!
(Carvão pegando fogo com pastilha de álcool sólido)

(Carvão em processo de queima)

(Braseiro pronto para receber espetos ou grelha)

Só coloque carnes para assar após o carvão virar braseiro. A fumaça do carvão é prejudicial à saúde e põe gosto ruim nos assados.
Durante o assamento, a gordura e a própria queima do carvão criam uma camada de cinzas, que reduz muito a temperatura do braseiro. Para manter alta essa temperatura, coloque algumas poucas pedras de carvão, das que foram reservadas, sobre as brasas. Como são poucas pedras, não há muita produção de fumaça e o assamento não fica prejudicado.

(Mantendo a temperatura com algumas pedras)
Esse procedimento deverá ser feito tantas vezes quanto necessário. Notou queda na temperatura? Repita o processo.

DICA: Ideal mesmo é fazer um braseiro à parte e abastecer o fogo com brasas desse braseiro. Mas como as churrasqueiras não têm espaço para um braseiro complementar, podem ser usadas as pedras de carvão, como explicado. Funciona muito bem para um perfeito assamento.

Por outro lado, é necessário dizer o que não deve ser feito:

1 – Para acender o carvão, nunca use querosene, óleo diesel, óleo de cozinha, copos plásticos com álcool, papel com óleo de cozinha. Esses produtos geram uma fumaça tóxica e mal cheirosa que pode prejudicar o sabor das carnes.

2 – Se houver chamas, nunca jogue água no braseiro. A água evapora dando gosto ruim às carnes. Além disso, a temperatura da churrasqueira cai e prejudica o assamento. Se houver chamas, eleve os espetos e a grelha e coloque algumas pedras de carvão sobre o braseiro.

3 – Nunca mexa o braseiro enquanto tiver carne sendo assada. Isso gera uma poeira de cinzas que vai grudar nos assados, inutilizando a carne. Se for mesmo necessário mexer o braseiro, retire toda a carne, movimente o carvão e depois devolva as carnes à churrasqueira.

Bem pessoal, seguindo essas dicas, dificilmente você terá problemas em acender o fogo da churrasqueira e seu churrasco não ficará com cheiro de fumaça.

Com um grande abraço,

Seu Assis

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Utensílios necessários para churrasqueira e fogão.


 Olá pessoal! Nossa postagem de hoje é para falar dos utensílios necessários ao seu churrasco ou comida de fogão. Afinal de contas, um dos fatores de sucesso é dispor dos utensílios necessários e adequados ao que você pretende fazer.


 De início, a churrasqueira deve ter tamanho suficiente para emparelhar uns dez espetos lado a lado. É bom que tenha uma iluminação interna. Deve ter uma boa profundidade para o carvão de, pelo menos, trinta centímetros e boa gradação de altura para os espetos. Isso é fundamental para não queimar seus assados.  Fogão elétrico ao lado não é indispensável, mas se tiver é ótimo.

 Além disso, é ideal que tenha pia ao lado para você (ou seu assistente!!) ir lavando e guardando os utensílios à medida que for sujando e não precise mais deles. Isso é importante para não ficar aquela montanha de pratos e utensílios sujos. Deve ter um armário para guardar utensílios.  Importante também uma lixeira. A organização e limpeza são fundamentais.

 Uma boa mesa com bancos e cadeiras ao lado da churrasqueira com tamanho adequado à sua família e amigos, para acomodar as pessoas enquanto você trabalha!

 São necessários também:
- Vários espetos adequados ao tamanho da churrasqueira, simples e duplos;
- Duas ou mais tábuas de madeira para carnes e legumes;
- Uma grelha de assamento adequada ao tamanho da churrasqueira para fazer grelhados e dar suporte a panelas de cozimento;
- Garfos de cabo longo para verificar assamento e cozimento;
- Colher de cabo longo para mexer alimentos nas panelas;
- Garfos de inox para apoiar as carnes durante o corte;
- Uma pá de cabo longo para mexer as brasas;
- Uma pá de cabo curto para retirada de cinzas;
- Uns cinco recipientes plásticos com tampa para marinadas de carnes e legumes;
- Uns três recipientes plásticos sem tampa para temperar carnes;
- Três panelas de ferro com tampa para fazer peixadas e ensopados;
- Duas panelas de inox, sem partes plásticas, para o mesmo fim;
- Pratos, copos e muitos outros acessórios para servir.

 Panos de prato são muito necessários ao churrasqueiro, seja para enxugar as mãos, para enxugar utensílios, para pegar uma panela quente, para enxugar o molhado da mesa, etc. Lá em casa são muito utilizados pelos que estão se servindo à mesa e por isso o apelidamos de “pano social”, de tão democrático que é o seu uso.

Com todos esses equipamentos e seguindo as dicas, seu churrasco ou sua comida de panela ficarão ótimos e certamente serão bem elogiados.

Com um grande abraço,
Seu Assis

Uma vida na churrasqueira e no fogão.



Há mais ou menos trinta anos, faço churrascos e outras comidas na churrasqueira e também no fogão, para manter a família unida e tornar os fins de semana em casa, ou na praia, mais agradáveis.

Pois bem, com o passar dos anos, fui aprimorando e simplificando a técnica, descobrindo novas maneiras e formas para deixar os pratos mais saborosos e mais fáceis de fazer. Claro que ouvi e aprendí muito com amigos e visitas "experts" no assunto. O fato é que adquiri tanta prática, que dificilmente erro em alguma coisa que faço, seja na churrasqueira, seja no fogão.

Escuto muitos elogios daqueles que experimentam meus pratos e carnes, do tipo: “ O churrasco do Seu Assis é o melhor que já comí.” ou “Esse risoto de pato está delicioso”. Até as crianças apreciam bastante o que faço e olhe que criança não mente para agradar.

Diante disso, com o apoio de meu genro Yvan, que aprendeu muitas receitas comigo, de Alexandre, meu filho, e de Rodrigo, namorado de minha filha, que, além de aprender algumas receitas, está me danto suporte técnico, resolví criar um blog para transmitir a pessoas interessadas no assunto e que queiram proporcionar a seus familiares e amigos bons momentos de prazer e descontração, acompanhados por uma boa comida, as receitas e as dicas desenvolvidas ao longo de tantos anos
 
As dicas vão desde como fazer e manter fogo numa churrasqueira, receitas de vários grelhados, marinadas, churrascos no espeto até receitas sofisticadas como risotos e caponatas.


Com um grande abraço,
Seu Assis